Foi deflagrada em João Monlevade, no Vale do Aço, e na Grande BH, nesta terça-feira (21/03), a operação “Apocalipse”, que visa combater o tráfico de drogas, o comércio ilegal de armas de fogo e a lavagem de dinheiro. A previsão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e da Polícia Militar era cumprir ao menos 58 mandados, sendo 20 de prsão e 38 de busca e apreensão.

A ação é resultado de investigações do do MPMG e da PM que identificaram organizações criminosas que distribuíam drogas em toda a região do médio Piracicaba, em Minas.

O abastecimento era feito para dezenas de traficantes de Bela Vista de Minas, João Monlevade, Nova Era, Rio Piracicaba, São Domingos do Prata e São Gonçalo do Rio Abaixo. A lavagem do dinheiro se dava por meio da aquisição de veículos e imóveis.
Durante a ação desta terça foram cumpridos 13 dos 20 mandados de prisão temporária e apreendidos R$ 100 mil em dinheiro, seis armas, 20 celulares, 17 veículos e drogas. Bens de 25 investigados também foram bloqueados.

A investigação permitiu identificar ainda o envolvimento de traficantes na prática de homicídios e no comércio ilegal de armas na região, com participação ativa de detentos do Complexo Penitenciário de Ponte Nova, na Zona da Mata.