Por volta de 17h45, desta terça-feira 7 de março de 2023, a Polícia Militar recebeu uma ligação relatando que um homem estava caído na estrada Sítio Moinho, na localidade rural conhecida como Pacas, divisa entre as cidades de João Monlevade e São Gonçalo do Rio Abaixo.
De imediato miilitares foram ao local depararam com o corpo de Flávio Augusto de Paula, de 43 anos, já sem vida, a perícia da Policia Civil foi solicitada no local e compareceu para realizar os trabalhos técnicos criminais, constatando que ele tinha duas perfurações de arma de fogo, sendo um na cabeça e outra na região do tórax, a vítima estava com uma bolsa, e no interior havia dentro de um compartimento de plástico, dois dichavadores e pedaços de maconha, sendo recolhido pela perícia, e seu aparelho celular, que estava no bolso da bermuda.

Outros pertences da vítima foram entregues a sua irmã que compareceu no local do crime.
Os militares buscaram por informações sobre o crime, segundo testemunha a vítima seguia pelo local sempre a pé para pegar o coletivo por volta de 17h40, e ir para o trabalho em São Gonçalo do Rio Abaixo. Tomaram conhecimento de moradores próximos que disseram apenas ter ouvido cerca de três disparos de arma de fogo, em seguida barulho de uma motocicleta que fugiu em alta velocidade.
Os militares foram à casa da vítima, para saber mais de familiares sobre o ocorrido, tomando conhecimento de um atrito com um suspeito no final do ano passado, por não entregar ferramentas e pagamento ao mesmo, caso este registrado em ocorrência policial.