Está em tramitação na Câmara de Itabira o Projeto de Lei 08/2023, que institui o Programa Municipal de Equoterapia no município de Itabira. O Vereador Heraldo Noronha, autor do Projeto, explica que a Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza recursos do cavalo, dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de Saúde, Educação e Esportes, buscando o desenvolvimento físico, psíquico e social de pessoas com deficiência, autismo e/ou doenças com outras necessidades especiais.

O projeto passou pela reunião da Comissão Especial nesta segunda-feira, (06/03). A psicóloga Cláudia Bragança estava presente e no uso da palavra disse que a Equoterapia é reconhecida mundialmente, e que esse projeto foi apresentado a 20 anos atrás, na época foi elaborado um projeto piloto, realizado em sua propriedade com os seus animais, que comprovou os inúmeros benefícios da equoterapia.

A psicóloga afirmou que se trata de um projeto fantástico, mas com um alto investimento financeiro. O presidente do Legislativo Heraldo Noronha reconheceu o alto custo do projeto, mas disse que Itabira tem uma grande arrecadação e que o município precisa ser cada vez mais inclusivo.
Em caso de aprovação, as despesas decorrentes da implantação do programa correrão por dotações orçamentárias próprias, podendo o poder Executivo firmar parcerias ou convênios com centros de equoterapia, e com outras instituições públicas ou privadas.