Cerca de duas toneladas de maconha foram apreendidas em ação da Polícia Civil, na noite de quarta-feira (15/02), no momento em que a carga chegava ao bairro Goiânia, em Belo Horizonte. Quatro pessoas foram presas em flagrante durante a operação, coordenada pelo Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc). A carreta que fazia o transporte da carga também foi recolhida.
As drogas, que saíram de Dourados, no Mato Grosso do Sul, seriam comercializadas durante as festividades de Carnaval, tendo em vista a grande circulação de pessoas na cidade nesse período. “A gente tem visto, através de informações da Belotur [Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte], que se espera um público de aproximadamente cinco milhões de pessoas na capital mineira, e o alvo desse material ilícito era exatamente o Carnaval”, destacou o chefe do Denarc, Antônio Prado.
Por meio de monitoramento, os policiais identificaram o modo de agir do grupo que, segundo o chefe da Divisão Especializada de Combate ao Narcotráfico, delegado Thiago Machado, “utiliza um motorista, que até então possui uma ocupação lícita, um motorista substituto, e um veículo, ao que tudo indica, também lícito”. Thiago Machado ainda chamou a atenção para uma carga legalizada de frios, transportada pelos suspeitos na mesma carreta a fim de ludibriar a fiscalização policial.
A equipe do Denarc, que acompanhou a movimentação do grupo pela rodovia, interceptou o veículo com os entorpecentes quando ele estacionou no terreno de um ferro-velho, onde outras pessoas aguardavam pela carga. Entre os presos estão dois motoristas, que confessaram o envolvimento no esquema criminoso, e outros dois homens, entre eles o dono do ferro-velho e da carreta, e o homem que receberia a carga.
As investigações sobre o esquema criminoso estão a cargo da 3ª Delegacia Especializada de Combate ao Narcotráfico do Denarc.