O Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Promotoria de Justiça de Barão de Cocais, com apoio da Coordenadoria Regional de Defesa do Consumidor de Belo Horizonte, realizou fiscalizações nos postos de combustíveis das cidades de Barão de Cocais e Bom Jesus do Amparo.
O objetivo da ação foi averiguar o cumprimento da legislação consumerista, valores cobrados nas bombas de combustíveis, bem como analisar a qualidade dos combustíveis.
As vistorias aconteceram nos dias 20 e 21 de setembro, com a presença dos agentes fiscais do Procon-MG e do promotor de Justiça de Barão de Cocais que atua na defesa do consumidor. Foram 12 postos de combustíveis fiscalizados. Ocorreram oito autuações, duas fiscalizações orientadoras, duas constatações de irregularidades e uma interdição por vício de quantidade.
Após a ação, a Promotoria de Justiça de Barão de Cocais instaurou investigações preliminares e procedimentos administrativos em desfavor dos empreendimentos, para que adotem as providências cabíveis.