Nas eleições deste ano, Minas tem nove candidatos que disputam a única vaga a que o Estado tem direito no Senado. O vencedor irá compor bancada com os senadores Rodrigo Pacheco (PSD), atual presidente da Casa, e Carlos Viana (PL).
Veja o perfil dos nove concorrentes:
– Cleitinho (PSC) – 200
Cleiton Gontijo de Azevedo é natural de Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro, e tem 40 anos. Empresário e músico, foi eleito em 2016 para seu primeiro mandato como vereador em sua cidade natal. Em 2018, elegeu-se deputado estadual pelo PPS. Passou pelo Cidadania e agora tenta o Senado pelo Partido Social Cristão.
1º suplente:
Alex Diniz (PSC)
2º suplente:
Wander de Sousa (PSC)
– Irani Gomes (PRTB) – 280
Irani da Silva Gomes tem 48 anos e nasceu em Belo Horizonte. É empresário e pastor evangélico. Ficou conhecido por presidir o Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtaque-MG). Gomes foi um dos líderes da greve dos caminhoneiros em 2018.
1º suplente:
Petronio (PRTB)
2º suplente:
Oseas Soares (PRTB)
– Marcelo Aro (PP) – 111
Marcelo Guilherme de Aro Ferreira nasceu em Belo Horizonte e tem 35 anos. Ele é deputado federal por Minas Gerais no segundo mandato. Em 2015, tornou-se diretor de Ética e Transparência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Jornalista, é diretor de Relações Institucionais da CBF e vice-presidente da Federação Mineira de Futebol, presidida pelo irmão Adriano Aro. Foi eleito deputado federal em 2014 pelo PHS. Em janeiro de 2018, assumiu a presidência do partido. Em 2019, filiou-se no PP.
1ª suplente:
Camila Soares (Avante)
2º suplente:
Teteco (MDB)
– Naomi de Almeida (PCO) – 290
Naomi de Almeida Gomes Coura nasceu em Belo Horizonte e tem 40 anos. Ele é graduado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem formação em artes pela Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte. É professor do ensino fundamental do sistema público de educação de Contagem, na Grande BH, e titular da Comissão Paritária da Feira de Arte e Artesanato do Bairro Eldorado, também de Contagem.
1º suplente:
Antônio Barnabé (PCO)
2ª suplente:
Dalila de Almeida (PCO)
– Pastor Altamiro Alves (PTB) – 142
Altamiro Alves da Silva nasceu em Frei Inocêncio, no Vale do Rio Doce, e tem 69 anos. Ele é pastor, teólogo e fundador da Igreja Internacional Despertar da Fé. Atua no combate à violência urbana e na recuperação de dependentes químicos. Já trabalhou como camelô, cobrador e motorista de ônibus. Também é empresário na área de comunicação e exerce a função de diretor-presidente da Rede Universo TV. Esta é a primeira vez que concorre a um cargo público.
1º suplente:
Leonardo Soltz (PTB)
2º suplente:
Julio Hubner (PTB)
– Sara Azevedo (Psol) – 500
Sara Rayanne Silva Azevedo nasceu em Belém (PA) e tem 37 anos. É formada em educação física pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). Mudou-se para Belo Horizonte em 2010, quando ingressou na rede de educação de Minas Gerais. Filiada ao Psol há 15 anos, atualmente é vice-presidente do partido em Minas e diretora da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco. Foi coordenadora do Projeto Emancipa em Minas, que oferece cursos de pré-vestibular e de idiomas a jovens da periferia da capital mineira e de cidades do interior do Estado.
1º suplente:
Artur Duarte (Psol)
2º suplente:
Manoel Cipriano (Psol)
– Alexandre Silveira (PSD) – 555
Alexandre Silveira de Oliveira nasceu em Belo Horizonte e tem 52 anos. É graduado em Direito e, em 1998, assumiu o cargo de delegado de polícia em Antônio Dias, no Leste de Minas. Em 2002 disputou uma cadeira na Câmara dos Deputados, mas não se elegeu. Atualmente, é senador por Minas Gerais e concorre à reeleição. Em 2006, foi eleito deputado federal e reeleito em 2010. Em 2014, foi eleito primeiro suplente de Antonio Anastasia, assumindo o mandato em fevereiro deste ano.
1º suplente:
Virgílio Guimarães (PT)
2ª suplente:
Professora Cida Lima (PT)
– Bruno Miranda (PDT) – 123
Bruno Martuchele de Sales nasceu em Belo Horizonte e tem 42 anos. Concorre ao Senado pela coligação O Futuro em Nossas Mãos, composta por PSDB, Cidadania e PDT. É dentista, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Atuou no Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais e trabalhou na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Atualmente, preside o diretório do PDT em Belo Horizonte, onde é vereador.Publicidade
1º suplente:
Henrique Braga (PSDB)
2º suplente:
Ivayr Soalheiro (PDT)
– Dirlene Marques (PSTU) – 161
Maria Dirlene Trindade Marques tem 75 anos e é natural de Quartel Geral, região Central de Minas. É professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui mestrado em Ciência Política pela UFMG e tem experiência nas áreas de planejamento e avaliação educacional. Na década de 1980, participou da fundação do PT e foi filiada ao partido. Sua militância política está ligada ao meio sindical. Ela participou da fundação da Associação dos Professores Universitários de Belo Horizonte (Apub) e da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes).
1ª suplente:
Victoria Mello (PSTU)
2º suplente:
Adriano Cavalheiro (PSTU)