Por meio do programa, empresas já empregaram mais de 6 mil pessoas nas localidades onde a Vale atua
Em dois anos de existência, o Programa Partilhar alcançou resultados importantes que têm reforçado o compromisso da Vale, junto com sua cadeia de suprimentos, com as comunidades onde atua. Criada pela Vale em 2020, a iniciativa gerou, por meio das empresas terceirizadas fornecedoras Vale que aderiram ao Programa, mais de seis mil empregos e novas oportunidades de negócios e cerca de R$ 89 milhões em compras locais nos estados do Maranhão, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Neste período, foram mais de 100 fornecedores com iniciativas acordadas, por meio do Programa, durante os processos de contratação.
Somente neste primeiro semestre de 2022, foram fechados 35 contratos por meio da metodologia, na qual a Vale gera uma pontuação para os fornecedores de acordo com a contribuição social e econômica promovida nas localidades. Em seis meses, o volume de contratações foi de aproximadamente R$1,5 bilhão incluídos na iniciativa e uma massa salarial total de aproximadamente R$ 258,7 milhões.
Para Marco Braga, Diretor de Suprimentos da Vale, os últimos dois anos demonstram que o programa, de fato, agrega para fornecedores e comunidades. “Saber que apenas nesse período mais de 100 empresas ingressaram no programa e mais de seis mil empregos foram gerados para as populações locais é ter a certeza de que estamos no caminho certo. Isso é transformar o futuro e melhorar a vida das pessoas, juntos”, conta.
O Diretor de Investimento Social e Diretor-Presidente do Instituto Cultural Vale, Fundo Vale e Instituto Tecnológico Vale, Hugo Barreto, comemora os bons resultados do programa junto à cadeia de suprimentos: “É gratificante ver que em dois anos de Partilhar já conseguimos promover tantas ações sociais em prol das comunidades onde atuamos. Levar o desenvolvimento social para os territórios junto com nossos fornecedores é parte do propósito da Vale”, afirma.
Balanço 1º semestre de 2022: mais de 50 ações sociais voluntárias realizadas
Incentivar os fornecedores a investirem social e economicamente nas comunidades onde a Vale atua é um dos objetivos principais do Programa Partilhar. Nos últimos dois anos, foram mais de 80 iniciativas sociais voluntárias realizadas, alcançando a marca de R$ 3,87 milhões executados. Deste valor, R$ 2,86 milhões foi somente nos primeiros seis meses deste ano.
Um dos exemplos é a parceria do fornecedor Keda com a Fundação Vale para colaborar com o programa Territórios em Rede, iniciativa da Fundação que promove ações de combate à evasão escolar entre crianças e adolescentes de 4 a 17 anos. A adolescente Raiane de Oliveira Oliveira, de 15 anos, é uma das beneficiadas pelo programa em Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará. A jovem buscou o Territórios em Rede após ver o cartaz de divulgação na cidade e, hoje, está no primeiro ano do Ensino Médio: “Eu tenho muito a agradecer, eu já estava até triste, mas com esse projeto eu tenho a oportunidade de estar estudando, de ir para a escola todo os dias. Assim como esse projeto me ajudou, ele vai ajudar muitos e muitos jovens, eu estou muito feliz”, afirma Raiane.
É também em Canaã dos Carajás (PA), que a Construtora Barbosa Mello está promovendo o Avance, programa de educação e capacitação profissional para moradores do município. Os alunos podem escolher entre as áreas de carpintaria, almoxarifado, mecânica e lubrificador industrial, informática, corte e costura e motorista de caminhão basculante. Ao todo, 90 alunos já se formaram nos últimos seis meses e a expectativa é de que outros 45 se formem até o final deste ano. Para Noemia Correia, aluna de Almoxarifado, o curso fez a diferença para sua carreira: “foi muito importante e eu, como cidadã canaãnense, só tenho a agradecer pela oportunidade, pois pretendo exercer essa função e o curso é um diferencial no meu currículo”, afirma.
“A Barbosa Mello acredita na transformação através da educação o Programa de Capacitação Profissional Avance é uma forma de investir no desenvolvimento de pessoas. A ideia é capacitar e empregar cada vez mais a mão de obra local”, afirma Rodrigo Vilela, gerente de Contrato da Barbosa Mello.
Em fevereiro, a construtora Mascarenhas Barbosa Roscoe, em parceria com o Senai, realizou um curso de capacitação em Carpintaria de Obras para moradores de Itabirito e Ouro Preto (MG). Dos 17 alunos inscritos, doze alunos concluíram o curso com duração de 40 horas. Fabiane Marins, aluna do curso, já mexia com artesanato e achou interessante aprender um pouco mais sobre o ofício da carpintaria: “adorei muito, foi um grande aprendizado sobre carpintaria, aprender a mexer com madeira vai me ajudar demais nos meus processos artesanais”, afirma.
Ainda em Minas Gerais, a construtora SKIC Brasil – Sigdo Koppers tem implantado ações sociais em cada município onde realiza projetos para a Vale, como a “Congonhas Melhor”, que promoveu cursos gratuitos de capacitação para ampliar o conhecimento e a melhora da qualidade de vida de 130 alunos, moradores de Congonhas.
A SKIC também realizou, desta vez em Serra (ES), a iniciativa “Salas em Tecnologia”, na qual realizou a doação de 12 notebooks e uma mesa em formato de bancada para estimular o trabalho em equipe entre os jovens atendidos por instituições sociais dos municípios. Toda a infraestrutura permanece disponível para ser utilizada na melhoria da capacitação de crianças e adolescentes atendidos. Outro projeto realizado em Serra é o “Alavanca Educação”, que ajuda a combater a defasagem educacional de 160 crianças e jovens em vulnerabilidade social atendidos pela rede pública de ensino em matérias como português, matemática, inglês e conteúdos básicos de cidadania, além de contribuir no desenvolvimento de competências socioemocionais. Com duração de julho a novembro de 2022, a iniciativa contém quatro polos, todos em parceria com a Rede Aica, distribuídos nos bairros de Central Carapina, Novo Horizonte, Planalto Serrano e Ourimar.
“É de extrema importância para a SKIC Brasil atuar junto a clientes com os quais temos uma grande aderência de valores, como a Vale. O Programa Partilhar está totalmente alinhado aos nossos princípios e diretrizes de responsabilidade social corporativa, cujo objetivo é cuidar e impactar positivamente as vidas das pessoas nos locais onde atuamos”, afirma Robson Campos, CEO da SKIC Brasil.
Metodologia própria e inovadora
Com o Programa Partilhar, além de analisar aspectos como preço e a capacidade técnica do fornecedor, compõe também a análise o Índice de Valor na Comunidade (IVC), indicador criado pela empresa que reflete a contribuição socioeconômica dos fornecedores para as comunidades. Uma pontuação alta no IVC representa um diferencial para o fornecedor nos processos de contratação.
A metodologia do IVC é baseada em critérios objetivos, com divulgação aos participantes de forma transparente.
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