Sistema de abastecimento ainda depende das chuvas de dezembro para recuperação total
Chegou ao fim, nesta segunda-feira, 1º de dezembro de 2025, o racionamento de água implantado em Itabira. A medida, que consistia em rodízio de abastecimento entre os bairros, esteve em vigor por 68 dias, entre 24 de setembro e 30 de novembro. A ação foi considerada necessária diante da pior estiagem dos últimos anos e do nível crítico dos mananciais que atendem a cidade.
Embora o racionamento esteja encerrado, os níveis dos mananciais e reservatórios ainda estão abaixo do ideal. A recuperação total depende do comportamento das chuvas previstas para dezembro — mês que, historicamente, apresenta os maiores volumes de precipitação em Itabira e em grande parte de Minas Gerais. A média climatológica prevista para o período é de 260 milímetros, com tendência de ocorrência das tradicionais chuvas de verão.
“Durante este período, foram adotadas medidas emergenciais para garantir o abastecimento em toda a cidade, com atenção especial às instituições que prestam serviços essenciais à população. Foi um período desafiador, vencido graças ao trabalho intenso e ao comprometimento de toda a equipe de servidores do Saae”, destacou o diretor-presidente da auatarquia, Valdeci Luiz Fernandes Júnior.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) reforça a orientação para que a população mantenha hábitos de consumo consciente, contribuindo para garantir a segurança hídrica do município.



