Com o objetivo de orientar e direcionar o desenvolvimento da Serra dos Alves, no distrito de Senhora do Carmo, a Prefeitura de Itabira realizou ontem (30/01) uma roda de conversa com a população local. O encontro foi realizado no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e contou com a participação representantes do Instituto Bromélia, Gabinete e técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
Uma das preocupações do Município é o crescimento da região e a ocupação irregular da Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Pedreira, anexa ao Parque Nacional da Serra do Cipó. Ao longo de 2022, técnicos da Superintendência de Urbanismo realizaram 26 vistorias para processos de aprovação, regularização e fiscalização. Diante dessas visitas, foram executadas seis notificações e embargos de obras irregulares. Estas não possuíam projeto aprovado na Prefeitura.
Conforme o Plano Diretor, algumas regras devem ser seguidas para construção de imóveis na Serra dos Alves. Durante o encontro, os moradores foram novamente informados sobre essas orientações. A proposta de uma instrução normativa para regularizar o crescimento imobiliário na região foi apresentada pela Prefeitura e sugestões foram dadas pelos nativos.
Saneamento
A população da Serra dos Alves tem o abastecimento de água por meio de poços artesianos. Já o controle do esgotamento sanitário é feito por fossas sépticas. Não tendo o Saae qualquer atuação na região. Dessa forma, a autarquia pode apenas orientar os moradores sobre o correto uso dos equipamentos. No entanto, consta no plano de metas do Saae iniciar ainda em 2023 atividades na Serra dos Alves.