BARÃO DE COCAIS – Talude na mina de Gongo Soco pode cair aos poucos, confirma Defesa Civil - Itabira Online
quinta-feira, abril 18

BARÃO DE COCAIS – Talude na mina de Gongo Soco pode cair aos poucos, confirma Defesa Civil

Pinterest LinkedIn Tumblr +

A velocidade de deformação em alguns pontos do talude norte da cava da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, região Central de Minas, chegou a 21,5 cm/dia, no fim da tarde de segunda-feira (27/05). Na porção inferior do talude, a velocidade da deformação é de 18 cm/dia.

A queda do talude pode acontecer a qualquer momento, de acordo com a Defesa Civil do Estado, mas existe uma possibilidade de que essa situação não provoque um grande abalo sísmico, que poderia interferir na estrutura da barragem Sul Superior, localizada a 1,5 km da mina.

Queda do talude na cava da mina pode provocar um tremor de terra

Como a deformação progressiva do talude não acontece da mesma maneira em diferentes pontos do paredão, existe uma possibilidade de que haja um carreamento de terra para dentro da cava e uma acomodação do material, evitando assim um rompimento brusco. A informação foi confirmada pelo responsável pela Defesa Civil em Barão de Cocais, major Marcos Pereira.

A Vale havia feito um prognóstico de que o talude iria se romper até sábado (25/05), o que não aconteceu. A Defesa Civil prefere não trabalhar mais com datas e apenas com a informação de que a queda pode acontecer a qualquer momento.

“Tanto o talude da mina de Gongo Soco como a Barragem Sul Superior estão sendo monitorados 24 horas por dia e as previsões sobre deslocamento de parte do talude, revistas diariamente. A Vale reforça que não há elementos técnicos que possam afirmar que o eventual deslizamento de parte do talude poderia desencadear a ruptura da barragem. Mesmo assim, reitera que todas as medidas preventivas foram tomadas e segue à disposição das autoridades para prestar todo apoio possível”, disse a mineradora.

Share.

Leave A Reply

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio