EXCLUSIVO - Vale condenada em 300 milhões - Itabira Online
quarta-feira, fevereiro 28

EXCLUSIVO – Vale condenada em 300 milhões

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Decisão publicada hoje (18/05) pela justiça em Itabira, prolatada pela MM Juíza Dra Fernanda Chaves Carreira Machado, condenou a Vale a uma multa milionária de 300 milhões reais.

O pedido do Ministério Público foi por dano material e descumprimento às determinações sobre transparência nas informações sobre a Mina de Gongo Soco.

A ação foi impetrada exigindo o cumprimento de uma série de ações que desse tanto ao órgão ministerial quanto a Comunidade um mínimo de segurança e explicações sobre o fato.

Na decisão, a juíza destaca a situação crítica na cidade. A população está em pânico e desinformada. Caminhões-pipa foram enviados para a cidade em razão do risco de desabastecimento e bancos e comércio estão fechados.

Ainda segundo a decisão judicial, o estudo apresentado pela empresa “não contempla os impactos na mancha de inundação para o caso de rompimento de 100% das estruturas”.

A decisão judicial leva em conta que, em caso de ruptura, a lama atingiria as comunidades próximas à barragem em poucos minutos e que, no percurso, há idosos, doentes, crianças e famílias.

Fonte: Heitor Bragança

Share.

Leave A Reply

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio