Agora pouco terminou, a reunião entre Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, Policia Militar, Vale, representantes das comunidades evacuadas (Socorro, Piteiras, Tabuleiro e Gongo) Defesa Civil Municipal, Representantes dos ribeirinhos e demais autoridades do Município.
O foco principal da reunião foi, relatar a comunidade, por meio de seus representantes, uma nova situação, que vem sendo monitorada a alguns dias e demonstrou uma significativa alteração.
O alerta principal foi sobre o talude (Parede) da Cava, que encontra-se atrás da barragem, demonstrou uma movimentação, o que indica uma possível queda de uma rocha no interior da cava. Segundo os técnicos, não se pode precisar o tamanho exato da rocha, tão pouco quando pode acontecer. Essa movimentação é preocupante pois, o abalo causado com a queda dessa rocha, ocasionara um pequeno tremor, podendo desencadear o rompimento da barragem. (Segundo informações, não se pode afirmar que a queda da rocha ocasionará o rompimento).
Não há motivo para pânico, porém precisamos nos manter alertas.
O nível da barragem ainda é o 3, não havendo nenhuma modificação nesse quadro, porém esse novo fator volta a nos preocupar.
A Vale emitirá um comunicado em breve sobre a situação.
Fonte: Atila Lemos