Crianças lutam pela vida enquanto esperam por um transplante de órgão - Itabira Online
sexta-feira, dezembro 8

Crianças lutam pela vida enquanto esperam por um transplante de órgão

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), referentes a dezembro de 2018, revelam que 54 crianças aguardam na fila por um órgão em Minas. O Estado é o segundo no ranking nacional, perdendo apenas para São Paulo, que tem 372.

Entre o grupo de órgãos considerados sólidos – não incluem medula óssea nem córneas –, os rins são os mais transplantados em pacientes pediátricos no território mineiro, assim como no resto do país. No ano passado, 24 cirurgias foram realizadas por aqui, conforme a ABTO. 

Na Santa Casa de Belo Horizonte, hospital referência no segmento, Pedro e outros 20 meninos e meninas passam por hemodiálise durante quatro horas por dia, três vezes por semana. 

Uma rotina desgastante, que demanda dedicação integral de Ilza Ramos, de 31 anos, mãe do garoto. Pedro Ramos de Aguiar tem 1 ano e nove meses e, desde que nasceu, aguarda por um transplante de rim. A espera pelo órgão compatível, no entanto, não é o único obstáculo enfrentado pelo garoto. Com má formação da bexiga, ele ainda precisa passar por uma cirurgia corretiva e ganhar peso até atingir dez quilos, mínimo exigido para ser submetido ao procedimento.

Sem poder trabalhar para se dedicar aos cuidados com a saúde do filho, ela sai de Juatuba, na Grande BH, todas as segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã rumo ao hospital, mas garante não ser esse o maior motivo de preocupação. 

“A gente busca um mínimo de assistência, mas é tudo muito difícil. Só com fraldas gastamos mais de R$ 300 por mês”, lamenta.

Share.

Leave A Reply

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio

Use os botões das redes sociais para compartilhar esta matéria. Visite mais em www.itabiraonline.com.br