Fake news atrapalha campanha de vacinação contra a gripe - Itabira Online
quinta-feira, abril 18

Fake news atrapalha campanha de vacinação contra a gripe

Pinterest LinkedIn Tumblr +

A campanha de vacinação contra a gripe, iniciada na primeira semana de abril e com previsão de término em 31 de maio, poderá ser prorrogada. A ampliação do período de vacinação pode ser necessária, conforme o Ministério da Saúde, pela baixa procura da população à dose de imunização em todo o Brasil, no dia D de imunização contra o vírus influenza.

Moisés Matos se vacinou na manhã de sábado: “Não doeu nada”, disse

De acordo com o secretário de Vigilância à Saúde do órgão, Wanderson Oliveira, apenas 30% do grupo prioritário para a campanha se vacinou. O ideal era que, este percentual estivesse em 50%. O grupo prioritário é composto por idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a seis anos, gestantes, mães que tiveram o filho há 45 dias, pessoas com doenças crônicas, professores e profissionais da saúde.

“Nós vamos prorrogar o tempo que for necessário. Se tiver vacina, as pessoas vão vacinar. Não podemos perder vacina porque não houve procura na unidade de saúde. Mas temos tempo e contamos com a ajuda da comunidade para atingir a meta de cobertura”, disse o secretário. 

A situação mais crítica, conforme o secretário, é no grupo das crianças. “Elas não vão aos postos sozinhas, é preciso uma mobilização familiar para atingirmos a meta”, afirmou Wanderson. Além da falta de conscientização, outro problema enfrentado pelo Ministério de Saúde para atingir a meta é a divulgação de fake news sobre a vacina. “Fake news atrapalham muito e já há um trabalho imenso de retirar notícias falsas de redes sociais”, explicou. 

Ainda conforme o secretário, o problema não é exclusivo do Brasil. “A vacina é brasileira, é segura e faz somente bem”, complementou. A  meta do Ministério da Saúde é de imunizar 59,5 milhões de pessoas no país. A vacina da gripe protege contra o vírus influenza, que pode desencadear a gripe H1N1. 

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio