SANTA MARIA – Prefeitura promoveu maior ação de saúde de toda sua história - Itabira Online
quarta-feira, junho 19

SANTA MARIA – Prefeitura promoveu maior ação de saúde de toda sua história

Pinterest LinkedIn Tumblr +

O primeiro de maio, em Santa Maria de Itabira, foi um dia de muito trabalho.Numa parceria inédita entre a Prefeitura Municipal de Santa Maria de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Instituto Luz para Vida, da capital mineira, uma fila de pacientes para oftalmologia, que se delongava desde 2014, finalmente foi resolvida, com a realização de consultas, testes de visão, encaminhamentos para tratamento ou receita aviada para confecção de óculos.

A ação foi realizada na Escola Municipal Trajano Procópio, desde às 7h e ao longo do dia, buscando equalizar mais de 400 consultas. Uma equipe do Instituto Luz para Vida com 16 componentes, além de Agentes Comunitárias de Saúde, servidores da Secretaria de Saúde e motoristas, mobilizou pacientes de cerca de 30 comunidades da zona rural e do Distrito de Itauninha.

Uma grande estrutura de logística foi montada, nas últimas semanas, justamente para informar aos pacientes, providenciar transporte e garantir que uma maciça parte dos que aguardavam por consultas pudesse dar sequência em suas necessidades oftalmológicas.

De acordo com Janaína Machado, Secretária de Saúde, “a ação foi encerrada com grande sucesso. Existiam pessoas há 5 anos na fila para uma consulta, muitas com seu quadro agravado, cataratas em desenvolvimento e sem acesso a uma receita para confecção de óculos que proporcionasse o simples desejo de enxergar bem. Com o resultado alcançado, poderemos, inclusive, dar sequência na realização de novos encaminhamentos para cirurgias de catarata, em outras parcerias existentes com unidades de saúde de outras cidades”.

Em sua visita às instalações montadas na Escola Municipal Trajano Procópio, o Prefeito Reinaldo das Dores Santos deixou claro a emoção que sentiu em ver concretizado o desafio existente com uma quantidade tão grande consultas pendentes. “Com as dificuldades que enfrentamos, principalmente na área da saúde, com a dívida do Estado conosco, é necessário estabelecer parcerias para manter as pessoas bem atendidas. Vivemos um problema imenso que não foi criado por nós com a falta de médicos nos postos de saúde, pela falta de oferta de profissionais, mas saber que existem institutos e hospitais que podem nos ajudar para minimizar as necessidades de alguns setores, é sempre muito bom. Hoje, foram atendidos 400 pacientes em um único dia. Nunca foi feito nada semelhante na cidade. Se precisássemos enviar essas pessoas a outras cidades para serem atendidas, gastaríamos mais de 30 mil reais, que nem temos, só com o pagamento das consultas e o transporte, fora o transtorno e o tempo para fazer. Agradeço muito os esforços da Secretaria de Saúde e do Instituto Luz para Vida por realizarem o sonho de pessoas que, sem condição financeira nenhuma, estavam aguardando uma consulta para dar sequência à possibilidade de enxergar melhor as coisas boas da vida. Assim, vamos nos dedicando, a duras penas, a um compromisso que assumimos desde sempre, de ter um serviço de saúde mais digno para toda a população. Parabéns a todos”, enfatizou o Prefeito.

Share.

Leave A Reply

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio