O Metabase Itabira inicia na segunda-feira (29/04) a já tradicional Festa do Trabalhador. Realizada há 35 anos, o evento comemora o 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador com atividades voltadas para a classe. Neste ano, a diretoria resolveu inovar e aumentou o evento transformando-o em Semana do Trabalhador.
Uma extensa programação promete movimentar a cidade com palestras, passeatas, discursos, sorteio de prêmios, shows populares e homenagens. André Viana, presidente do maior sindicato trabalhista da região e um dos maiores de Minas Gerais, também é vereador (primeiro secretário da mesa diretora) e propôs projeto de lei que cria a Semana do Trabalhador em Itabira.
De acordo com André Viana “os trabalhadores são a locomotiva que move esse país, especialmente os do setor extrativo que movem Itabira. Estamos sendo massacrados pela reforma trabalhista que retirou direitos conquistados à duras penas durante anos e corremos o risco de sermos ainda mais massacrados pela reforma da previdência. A festa é uma forma de alívio.”

À frente do sindicato há seis meses, o presidente recentemente concedeu entrevista coletiva, que, além de um balanço de sua gestão, apresentou detalhes da festa: “Será a maior festa da história do Sindicato Metabase” ressaltou. “Serão seis dias voltados exclusivamente para o interesse da classe. Barragens, reforma da previdência e movimento sindical serão amplamente discutidos em palestras e debates. Homens e mulheres que fizeram a história deste Sindicato serão homenageados e como diz a canção dos Titãs “…a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte” teremos shows com bandas locais e um especial com Zé Geraldo, cantor conhecido pelas suas lutas à causas sociais.”
O Sindicalista lembra que outras ações irão acontecer além da Semana do Trabalhador “já que estamos no ano em que se comemora 30 anos da histórica greve da Vale que paralisou toda a empresa em 1989 e trouxe importantes ganhos para o trabalhador como o turno de 6 horas e que prevalece até hoje somente em Itabira.”

André Viana finaliza convidando a população: “Todos os eventos são abertos ao público, sem exceção e haverá ônibus da empresa responsável pelo transporte público até o Clube. Temos informações que pessoas de outras cidades virão à Itabira para participar. Estamos muito felizes com o retorno da população e acreditamos que será um marco na história do movimento sindical em Itabira. Lembro que haverá arrecadação de alimentos no dia 1º de maio e já arrecadamos mais de 1.000 litros de leite que serão doados à instituições de caridade. Todos são convidados”, disse o presidente do Metabase e vereador.

Veja a programação:
29/04 – SEGUNDA
- 7 hs Panfletagem Especial nas Empresas – Distribuição material informativo
- 19:30 hs Palestras
- Local: Auditório Funcesi
- Tema 1: Barragens em Itabira
- Palestrante: Quintiliano Fernandes Guerra – Engenheiro Civil, Gerente de Geotécnica e Hidrogeologia da Vale S/A
- Tema 2: A situação dos trabalhadores no Brasil e o papel do movimento sindical.
- Palestrante: Gustavo Henrique Lopes Machado – Pesquisador do Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos (Ilaese).
30/04 – TERÇA
- 13 hs Passeata Cívica – Sindicatos e entidades de classe
- Saída: Rodoviária
- Chegada: Câmara Municipal – Uso tribuna vereador/presidente Metabase Itabira André Viana.
- 21 hs Shows Banda L6, Zé Geraldo e banda
- Sorteios de prêmios, homenagens, benção aos trabalhadores.
- Local: Praça do Areão

1º/05 – QUARTA
- Shows bandas Mata-Burro e Jessie e Leslie
- Corrida rústica, torneios, sorteio de prêmios.
- Local: Clube Metabase
2/05 – QUINTA
- 8 hs Café da Manhã Especial com colaboradores internos do Metabase Itabira
- Local: Sede Metabase Itabira
- 19:30hs Palestras Local: Auditório Funcesi
- Tema 1: Cidadania e Justiça – Palestrante: Adriano Antônio Borges – Juiz Titular da 2ª Vara do Trabalho de Itabira.
- Tema 2: Reforma da Previdência – Palestrante: Alexandre Matheus da Silveira – Advogado especialista em direito previdenciário.
3/05 – SEXTA
- 8 hs Café da Manhã Especial de trabalhadores não-sócios representados pelo Sindicato – Local: Sede Metabase Itabira
- 18 hs Vítimas de Brumadinho – Não Podemos Esquecer Momento Ecumênico – Local: Praça Acrísio Alvarenga (Praça Redonda)
4/05 – SÁBADO
- 9 hs Metabase Solidário – Voluntariado Local: Bairros Santa Marta e Monsenhor José Lopes