Das 104 edições do Campeonato Mineiro já disputadas, 80 foram conquistadas por eles. São 44 títulos do Atlético e 37 do Cruzeiro, sendo que em 1956 ambos dividiram a taça. E essa conta vai mudar no início da noite de sábado (20/04), quando termina a decisão entre os rivais pelo caneco do Estadual de 2019.
Após a vitória por 2 a 1, domingo passado, no Mineirão, o Cruzeiro vai ao Independência, a partir das 16h30, precisando do empate para conquistar a competição pela 38ª vez. Maior campeão, o Atlético precisa fazer valer o mando de campo e vencer para levantar sua 45ª taça do Campeonato Mineiro.

Apesar dos 13 anos de diferença na data de fundação, o Atlético disputou seis Estaduais sem a presença do Cruzeiro, que nasceu em 1921 como Palestra Itália, e venceu apenas um, justamente o primeiro, em 1915.
De 1916 a 1925, o América alcançou a maior sequência de títulos da história do Campeonato Mineiro, o decacampeonato, com palestrinos e atleticanos duelando de 1921 a 1925.
Em 1926, quando a série americana foi interrompida pelo Atlético, o Palestra Itália não participou do campeonato promovido pela Liga Mineira, mas por opção. O clube tinha se rebelado contra a entidade e jogou uma competição paralela, não reconhecida até hoje pela FMF, que contou ainda com a participação de outros clubes da capital, mas que já estão extintos, como Fluminense, da Lagoinha, Botafogo, da Floresta, Santa Cruz, do Santa Tereza, e Grêmio, do Prado.
Os dois também disputaram competições distintas em 1932, com o Atlético participando de uma Liga, que ele conquistou, e o Palestra Itália de outra, que foi vencida pelo Villa Nova e contou ainda com o América.
