Cruzeiro e Atlético disputam no próximo domingo (14), às 16h, no Mineirão, o 50º clássico entre eles válido por uma decisão de Campeonato Mineiro. Iniciada em 1940, com a decisão do título daquela temporada, a história das finais estaduais entre os dois rivais terá em 2019 o seu 23º capítulo, no que se refere à disputa do título.

E nos 22 capítulos anteriores, atleticanos e cruzeirenses se enfrentaram 49 vezes, num retrospecto formado por finais de jogo único, como em 1972 e 1990, ambos com vitória celeste, mas também com quatro clássicos decisivos, o que aconteceu apenas uma vez, na conquista alvinegra de 1963 que foi disputada no ano seguinte.
O Cruzeiro leva a melhor no retrospecto geral, com 13 títulos contra oito do Atlético. A edição de 1956 teve a taça dividida entre os dois clubes após uma batalha nos tribunais pela escalação irregular de um jogador pelo Galo.

A vantagem cruzeirense é fruto da hegemonia do clube na chamada Era Mineirão, entre 1965, quando o estádio foi inaugurado, e 2009, última final entre os dois clubes que ele sediou antes da reforma para as Copas das Confederações (2013) e do Mundo (2014).
Neste período, 13 das 22 decisões diretas entre Cruzeiro e Atlético foram disputadas, com o Gigante da Pampulha sendo o palco de todos os jogos. Foram nove taças cruzeirenses e apenas quatro atleticanas.