Cidades tentam vencer medo de barragens para salvar a Semana Santa - Itabira Online
segunda-feira, dezembro 11

Cidades tentam vencer medo de barragens para salvar a Semana Santa

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Com a proximidade do feriado de Semana Santa, prefeituras de cidades históricas mineiras tentam evitar que o medo de rompimento das barragens prejudique o turismo e a economia dos municípios. Somente em unidades da Vale, 17 barragens tiveram elevação do risco de rompimento, dez delas, apenas ontem. Um dos desafios dos prefeitos é mostrar que as cidades, ou pelo menos as atrações turísticas, não estão nas áreas ameaçadas.

Além de encontros com entidades com o objetivo de disseminar informações que afastem rumores de que elas possam ser atingidas pelas estruturas, campanhas nas redes sociais, realizadas pelas próprias prefeituras, também são realizadas. Especialistas afirmam que as ações são fundamentais para atrair mais turistas e manter o caixa positivo.

“Muitas cidades tiveram o turismo afetado. As pessoas viram o rompimento da barragem de Brumadinho e ficaram receosas. Tem gente com medo até de vir a Belo Horizonte”, afirma o consultor do setor hoteleiro Maarten Van Sluys. Segundo ele, é necessária uma campanha para desmistificar o caos que paira sobre Minas. “Muitas cidades nem têm barragens e o turismo delas está afetado”, lamenta.

Na última quarta-feira, a Vale elevou o nível de risco de 2 para 3, o patamar máximo, das barragens Forquilha I e III, em Ouro Preto. Mesmo assim, Defesa Civil e órgãos municipais garantem que o centro histórico da antiga capital de Minas, hoje patrimônio cultural da humanidade, não seria afetado. “Estamos nos reunindo para mostrar que Ouro Preto não está na rota da lama”, afirma o secretário de turismo, Felipe Guerra, que garante que já passa de 65% a taxa de ocupação na rede hoteleira para a data.

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio

Use os botões das redes sociais para compartilhar esta matéria. Visite mais em www.itabiraonline.com.br