André Viana, vereador e presidente do Metabase Itabira publicou na tarde de quarta-feira (27) um vídeo (live) onde demonstrou toda sua indignação com a possibilidade da demissão dos trabalhadores da Itaurb, autarquia municipal responsável pela limpeza urbana e rural do município. De acordo com André, a falta de informações do executivo e da empresa tem causado “expectativa negativa em muitas pessoas, afinal, serão muitas vidas impactadas, caso se confirme esse absurdo inacreditável, inaceitável e covarde”.
No vídeo de 11 minutos, o vereador e sindicalista alega que não há como “desvincular” o vereador do presidente do Metabase, já que as posições que ocupa são de interesse da classe trabalhadora e vice-versa “pois todos os trabalhadores de Itabira são de interesse do sindicato e da Câmara Municipal”.

Ele diz que o “aparato eletrônico nem sempre resolve o problema” e cita como exemplo o Premen (Escola Estadual Trajano Procópio De Alvarenga Silva Monteiro) que em 2007, apesar da vigilância eletrônica, foi furtado e depredado: “…não resolveu nada e tiveram que contratar vigilantes para suprir, complementar aquele sistema de segurança, que hoje não inibe mais a bandidagem”.
Ainda de acordo com André Viana, o “facão que corta não pode ser afiado em baixo e cego em cima” numa alusão aos trabalhadores e detentores de cargos no alto escalão do executivo e da Itaurb. “Durante anos aquela instituição foi cabide de empregos de gestão anteriores. motivo da empresa estar falida, estar quebrada, mas acredito que está se reerguendo”.

André finaliza dizendo que tem “total respeito ao executivo e a direção da autarquia, mas sabe que é necessário também respeito e solidariedade aos trabalhadores que “fizeram da Itaurb uma empresa exemplo para o país em reciclagem de lixo tempos atrás”
André Viana protocolou o convite ao presidente da Itaurb, Sebastião Onofre Silva, para comparecer a Câmara e esclarecer se as demissões realmente ocorrerão.