Corpo e mente como reféns: terror cotidiano afeta saúde - Itabira Online
terça-feira, junho 18

Corpo e mente como reféns: terror cotidiano afeta saúde

Pinterest LinkedIn Tumblr +

A avalanche de episódios negativos, muitos deles catastróficos, não somente assusta. Impõe quase um estado de alerta constante, desencadeando estresse, ansiedade e ainda alimentando pensamentos e sentimentos que adoecem a mente e o corpo.

Otorrinolaringologista com abordagem sistêmica do paciente, Dário Antunes Martins diz que a angústia é o principal fator de adoecimento humano. “Favorece a liberação do hormônio do estresse, o cortisol, que leva à queda da imunidade, sujeitando o corpo a infecções, tumores e a uma série de outras doenças”, alerta.

No coração, principal órgão do corpo humano, os reflexos são o aumento dos batimentos cardíacos. No intestino, onde é produzido 90% da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e prazer, pode haver diarreia ou constipação. Fragilizado, o estômago também sofre com a redução da capacidade de proteger-se contra o suco gástrico. Resultado: gastrite.

Doutora em medicina molecular, a psicóloga Mayra Brancaglion, explica que sentimentos negativos podem levar a um estado de desconfiança generalizada, que, por sua vez, desencadeia isolamento e, consequentemente, depressão. “Uma pessoa triste, deprimida, terá pouca energia para criar vínculos com outra. Nesses quadros, é comum o isolamento e a ocorrência, inclusive, de uma falta de empatia não proposital”, comenta. 

O otorrinolaringologista Dário Antunes diz que é preciso nos adaptarmos à rotina moderna para evitarmos a somatização, no corpo, de sentimentos ruins que experimentamos no dia a dia. A “receita”, segundo ele, inclui prática de atividade aeróbica e de exercícios de terapia ocupacional.

Cada pessoa pode manifestar tensões emocionais de diferentes formas no corpo físico. Alguns sintomas recorrentes de doenças psicossomáticas são dor e queimação estomacal, irritações e inflamações de garganta, dores musculares, alergias de pele sem motivação aparente, dores de cabeça, alteração do equilíbrio e formigamentos.

Share.

Leave A Reply

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio