Descomissionamento de barragens da Vale pode acabar com 15 mil postos de trabalho em MG - Itabira Online
sábado, junho 15

Descomissionamento de barragens da Vale pode acabar com 15 mil postos de trabalho em MG

Pinterest LinkedIn Tumblr +

A desativação de dez barragens da Vale em Minas Gerais vai provocar uma queda de 0,47% no Produto Interno Bruto (PIB) do estado, redução de 15 mil postos de trabalho e queda de R$ 575 milhões na arrecadação. A previsão é da nota técnica elaborada por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O chamado descomissionamento foi anunciado pelo presidente da Vale, Fabio Schvartsman, no dia 29 de janeiro, quatro dias após o rompimento da Barragem do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com último balanço da Defesa Civil, 207 mortes foram confirmadas. Outras 101 pessoas estão desaparecidas.

As obras de descomissionamento devem durar 3 anos, e até lá as atividades serão suspensas temporariamente, segundo a Vale. Porém, especialistas dizem que a baixa qualidade do minério de ferro, a idade das minas e a transferência gradual das operações para Carajás (PA), onde há a maior jazida do mundo, podem fazer com que a mineradora não reative mais as operações nestas cidades.

Share.

Leave A Reply

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio