Justiça interdita atividades em mina da Vale em Ouro Preto - Itabira Online
domingo, dezembro 3

Justiça interdita atividades em mina da Vale em Ouro Preto

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Mais uma barragem da Vale foi interditada em Minas Gerais. Desta vez, a Justiça determinou a paralisação das atividades na Mina Timbopeba, no distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. O pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) foi motivado por informações enviadas pela Tüv Süd, consultoria alemã, à mineradora, indicando que, após rever os fatores de segurança da Barragem do Doutor, que fica dentro do empreendimento, no dia 13 de março, “seria necessária a adoção imediata de medidas para evitar risco social e ambiental”.

Segundo o MPMG, a estrutura fica próxima a núcleos urbanos, entre eles, o distrito de Antônio Pereira, “havendo pessoas residentes ou transitando na zona de autossalvamento, ou seja, na região do vale à jusante da barragem a uma distância que corresponda a um tempo de chegada da onda de inundação (lama) igual a trinta minutos ou 10 km”. A promotoria ressalta que não haveria tempo, em caso de rompimento das estruturas, para uma intervenção das autoridades competentes em situações de emergência, “de forma que as pessoas tem que se salvar sozinhas em caso de tragédia, sendo que os avisos de alerta são da responsabilidade do empreendedor”, disse o órgão.

Evacuação

Na decisão, a juíza determinou que a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) seja notificada para fazer uma vistoria nas estruturas. O coordenador-adjunto do órgão, tenente-coronel Flávio Godinho, afirmou que recebeu a determinação judicial. No entanto, até o presente momento, segundo ele, o órgão não irá tomar qualquer medida, já que a Vale não alterou o fator de segurança da mina. Segundo Godinho, a Defesa Civil não atesta a solidez da estrutura, o que é uma responsabilidade da mineradora.

A Vale afirmou que a estrutura da barragem “não possui anomalia relevante ou situação que comprometa a segurança”.

Share.

Leave A Reply

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio

Use os botões das redes sociais para compartilhar esta matéria. Visite mais em www.itabiraonline.com.br