A Estação Primeira de Mangueira foi eleita a campeã do Grupo Especial do Carnaval 2019 no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (6).

A tradicional escola “verde e rosa” desfilou na segunda-feira (4) sob o enredo “História para ninar gente grande” e homenageou a vereadora Marielle Franco, morta em março de 2018.

O enredo é assinado por Leandro Vieira e contou com 24 alas, cinco alegoria e 3.500 componentes na avenida. A agremiação desconstruiu a imagem de figuras históricas como a Princesa Isabel, Dom Pedro I e Pedro Álvares Cabral.

Mangueira é a segunda maior campeã entre as escolas de samba do Rio de Janeiro, com 19 títulos. O último título foi em 2016.

A Viradouro ficou o com segundo lugar no Carnaval do Rio, enquanto que Imperatriz Leopoldinense e Império Serrano foram rebaixadas e desfilarão no Grupo de Acesso Série A em 2020. As seis primeiras colocadas desfilam novamente no próximo sábado (9).
As escolas foram avaliadas quanto a bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias e adereços, fantasias e comissão de frente.