Qual escola de samba será campeã do carnaval 2019 do Rio? A resposta para essa pergunta será divulgada pela Liga Independente das Escolas do Samba (Liesa) nesta quarta a partir das 16h30, quando acontece a apuração do Grupo Especial do Rio de Janeiro. O evento terá transmissão ao vivo da TV Globo.

A mudança mais importante diz respeito aos julgadores reservas. Em 2018, seus nomes foram divulgados dias antes da realização dos desfiles e suas notas eram aproveitadas apenas em caso de ausência dos titulares. Neste ano, todos os 54 avaliadores escolhidos assistiram as apresentações em igualdade de condições e um sorteio entre 12h e 13h desta quarta-feira, na sede da Liesa, vai definir quais serão os 36 titulares e os 18 reservas (dois para cada quesito).
Confira a lista completa dos ganhadores do estandarte de Ouro 2019:
- Escola Estação Primeira de Mangueira
- Samba-enredo Estação Primeira de Mangueira: História pra Ninar Gente Grande, de Deivid Domênico, Tomaz Miranda, Mama, Marcio Bola, Ronie Oliveira e Danilo Firmino
- Bateria Grande Rio
- Enredo Paraíso do Tuiuti
- Comissão de Frente Portela
- Puxador Gilsinho, Portela
- Mestre-sala Phelipe Lemos, da União da Ilha
- Porta-bandeira Squel Jorgea, da Mangueira
- Ala Salvador da Patria, Paraíso do Tuiuti
- Passista masculino Hudson Gaspar, da Vila Isabel
- Passista feminino Bellinha Delfim, do Salgueiro
- Revelação Mestre Macaco Branco, da bateria da Vila Isabel
- Inovação Grande Rio – Emojis voadores da Comissão de Frente
- Escola da Série A Acadêmicos do Cubango Samba-enredo da Série A Acadêmicos do Cubango
No mesmo horário, outro sorteio decidirá a ordem de leitura dos quesitos, que servirá de critério de desempate. Ou seja, se duas escolas chegarem ao fim com a mesma pontuação, quem tiver ido melhor no último quesito leva o título. Se o empate se mantiver, ganha aquelas com as melhores notas no penúltimo quesito e assim por diante.
Como acontece tradicionalmente, as escolas serão avaliadas em nove quesitos: alegorias e adereços, bateria, comissão de frente, enredo, evolução, fantasias, harmonia mestre-sala e porta-bandeira e samba-enredo. A cada um deles, serão contabilizadas as quatro notas dos quatro julgadores titulares, com a menor delas sendo desconsiderada no cálculo final. Com diferença decimal, as notas podem variar entre 9 e 10.