Metabase Itabira realiza manifestação - Itabira Online
domingo, maio 19

Metabase Itabira realiza manifestação

Pinterest LinkedIn Tumblr +

O Metabase Itabira fará manifestação pública na próxima segunda-feira (25). O evento “30 dias de Brumadinho. Não foi acidente” de acordo com André Viana, presidente do sindicato, “faz parte de um movimento que acontecerá em várias cidades do estado e Itabira não se omitirá neste processo. A palavra da Vale não tem valor perante a comunidade, pois, a garantia do presidente da Vale Fábio Schvartsman ao tomar posse que o acidente de Mariana não se repetiria avalizou a desconfiança da população. Infelizmente somos reféns de uma garantia que não acreditamos.”

Uma auditoria independente, sem vínculo com a empresa será a principal reivindicação no protesto que promete reunir lideranças e centrais sindicais, entidades de classe, igrejas e população em geral. André lembra que o ato também será para alertar e informar a população sobre a situação das barragens em Itabira: “Não será uma manifestação sem foco, a palavra de ordem é auditoria independente já!.

“Essa é mais uma ação do Metabase Itabira que se reuniu com a Vale duas vezes para discutir as barragens e cobrar mais providências da empresa” disse André Viana que também é vereador e foi responsável, por meio de requerimento, pela ida de Rodrigo Chaves, Gerente-Geral da Vale na Câmara Municipal. “Foi a primeira vez que a Vale falou para a comunidade e trouxe informações relevantes como 5.200 casas estão nas áreas de risco, não existe o esperado “risco zero” nas barragens de Itabira; que apesar da empresa informar que todas as suas barragens possuem um Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), conforme estabelece a legislação brasileira, ninguém tem conhecimento pois ela não esclareceu à população e que muito menos implantou todas as condicionantes firmadas com Itabira no ano 2000, já que a condicionante 46 firmando que a empresa tem de apresentar um programa de reassentamento populacional como medida preventiva quando implicar em riscos às famílias não foi concretizada.”Finalizou.  

Saiba mais

O evento acontecerá no dia 25/02 com a concentração dos manifestantes a partir das 13:30 horas ao lado da rodoviária. As 14 horas haverá passeata pela avenida João Pinheiro e finaliza com discursos na Praça Acrísio Alvarenga.

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio