Cerca de 75 pessoas que vivem próximas às barragens de Vargem Grande, em Nova Lima, na Grande BH, na divisa com Itabirito, e Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo, em Ouro Preto, na região Central do Estado, todas de propriedade da Vale, deverão deixar suas casas nesta quarta-feira (20). As informações foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros e pela própria mineradora.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/g/E/WPbn96Sgy59ouGXBmJxQ/nova-lima.jpg)
Na mina de Vargem Grande, a sirene para evacuação deve ser acionada por volta das 10h20 desta manhã, segundo confirmação da corporação militar. No local, 60 pessoas serão deslocadas, segundo a Defesa Civil Estadual, enquanto outras 15 sairão de suas casas nos distritos de Miguel Burnier e Pires, em Ouro Preto.
A Vale informou, em nota, que coordenará com as autoridades a realocação das pessoas situadas na Zona de Autossalvamento (ZAS) dos reservatórios de rejeitos citados. Segundo a empresa, a retirada dos moradores faz parte das ações de desativação de Vargem Grande, divulgada no dia 4 deste mês.



Confira a nota da Vale a respeito do assunto:
A Vale informou que nesta quarta feira (20) irá realizar a evacuação de cerca de 75 pessoas que vivem próximas as barragens de Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo, em Ouro Preto e Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte.
A Vale disse por meio de nota que, dando continuidade ao processo de descomissionamento da barragem a montante de Vargem Grande, anunciado em 4 de fevereiro no Fato Relevante “Vale informa sobre decisão de paralisação temporária das operações do Complexo de Vargem Grande”, nesta quarta-feira (20/2), a Vale coordenará com as autoridades a realocação das pessoas situadas na Zona de Autossalvamento (ZAS) da referida barragem.
A Vale informa, também, que iniciou a preparação para a realocação das pessoas nas ZAS associadas ao descomissionamento das barragens Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo, que fazem parte das dez barragens a montante inativas remanescentes da Vale, conforme o plano de aceleração de descomissionamento anunciado no Fato Relevante “Vale anuncia o descomissionamento de todas as suas barragens a montante” do dia 29 de janeiro.
Estas quatro barragens inativas estão localizadas no entorno da mina de Fábrica, cuja produção será mantida através do processamento a seco, com um impacto estimado de perda de aproximadamente 3 Mtpa em 2019.
No total, cerca de 75 pessoas que vivem próximas a cinco barragens devem deixar suas casas hoje de forma ordenada.
fonte: G1