Uma manifestação foi realizada na tarde deste domingo (17) em frente ao supermercado Extra na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, em protesto contra a morte de Pedro Henrique Gonzaga. O jovem, de 25 anos, morreu após ser agredido com um ‘mata-leão’ por um segurança do estabelecimento na quinta-feira (15).
Diversos movimentos sociais estiveram presentes no protesto, realizado no estacionamento do supermercado. Cartazes com dizeres como “Vidas negras importam” e “Minha cor não é um crime” foram colados na grade de proteção do local.

Enquanto parte dos manifestantes realizava discursos em um carro de som, outra se postou na entrada do estacionamento para convencer clientes a desistirem de entrar no supermercado, alguns motoristas chegaram a recuar depois de saber que a morte de Pedro aconteceu na unidade da Barra da Tijuca da rede de supermercado. Cada carro que ia embora era comemorado pelo grupo.

O ator Aílton Graça também esteve no protesto na Barra da Tijuca. Ele falou sobre a importância de protestar e pediu um “basta” e respeito ao cidadão.
Polícia Militar mandou equipes para acompanhar o ato e reforçar o policiamento no local. Apesar do grande número de pessoas, o trânsito na Avenida das Américas não foi interrompido.