
Moradores de Itabira, na região Central de Minas Gerais, relataram sobre o toque repicado de sirene na área operacional da Mineradora Vale na cidade, na manhã desta sexta-feira, 14 de fevereiro de 2019, por volta das 10h30 houve relatos sobre sirenes tocando. O comunicado foi feito por moradores dos bairros Jardim das Oliveiras e Nova Vista, que fazem divisa com as áreas de rejeito de minério da Vale que desce da Grota do Minervino até a Lagoa do Pontal (Barragem do Pontal).
Nos relatos dos moradores um deles perguntou para nossa equipe se havia alguma informação sobre testes nas torres de sirenes instaladas em pontos da região, ou se era um alerta real sobre as barragens. Já outro morador relatou que a sirene tocou bem alto, com um som constante, dava uma parada e depois repetia novamente. Isso por cerca de cinco vezes consecutivas.

Na semana passada nossa reportagem foi em vários pontos da cidade para verificar as tais torres de sirene e constatou que algumas delas já estão equipadas, com célula de capitação de energia solar, cornetas e outros equipamentos de transmissão do sistema.
Existem torres ao longo da Grota do Minervino, na região do bairro Bela Vista, na quadra de skate do Juca Batista, no loteamento Jardim Universitário, na Ribeira de Baixo, extensão da Rua Humberto Campos no bairro João XXIII, entre outras.


Até o momento não recebemos informações por parte da assessoria da Mineradora sobre o inicio efetivo dos testes destas torres e do plano de contenção e evacuação.
fonte: AL