Prefeito de Santa Maria se preocupa com vazamento de barragens - Itabira Online
quarta-feira, junho 19

Prefeito de Santa Maria se preocupa com vazamento de barragens

Pinterest LinkedIn Tumblr +

O Prefeito de Santa Maria de Itabira, Reinaldo das Dores Santos, se reuniu com o Gerente Executivo de Operações da Vale, Rodrigo Chaves, em Itabira.

A reunião foi o primeiro desdobramento da solicitação de informações expedida pela Prefeitura na segunda-feira (28), após a catástrofe que aconteceu na mina Córrego do Feijão, em Brumadinho/MG. Em ofício encaminhado à mineradora, o Prefeito pediu informações sobre a localização das barragens de contenção de rejeito de Itabira; bem como os dados que possam esclarecer se, em caso de vazamento, as bacias hidrográficas que corre pelo município seriam afetada em algum ponto e, se positivo, em que proporção. Também foi solicitada uma visita, com acompanhamento técnico, às barragens existentes.

Para o Prefeito Reinaldo, “o momento é de comoção e solidariedade para com as famílias das vítimas de Brumadinho, mas também para buscar esclarecer nossa população sobre os reais riscos que podem existir para Santa Maria de Itabira. Precisamos dar certeza que as barragens de rejeito, do tipo alteamento, não oferecem preocupação à nossa cidade”.

Durante a reunião, o Prefeito Reinaldo demonstrou a preocupação existente no município com relação à tragédia e a questão de estarmos a jusante da exploração mineral, tendo no caminho a Barragem de Santana, apesar de reconhecer que o processo construtivo dela é completamente diferente das barragens de contenção com fases de alteamento. Cobrou uma certeza sobre os potenciais percursos de escoamento das atuais barragens existentes, num caso de vazamento, buscando promover o melhor conhecimento da população santa-mariense a respeito do assunto.

A Vale ficou de providenciar as informações solicitadas de forma rápida e colocou-se à disposição para uma audiência pública, cuja data será marcada para breve.

fonte: Ascom/PMSM

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio