A Vale nasceu e iniciou suas operações na cidade de Itabira e por esse motivo, ela abriga algumas das maiores e mais antigas barragens (reservatório destinado a reter resíduos sólidos e água resultantes de processos de beneficiamento de minérios. O armazenamento desses rejeitos é necessário a fim de evitar danos ambientais da empresa no estado).
Algumas de suas estruturas foram construídas na década de 70 para armazenar os rejeitos provenientes das usinas de beneficiamento que começaram a funcionar na cidade naquela época e, quase 50 anos depois, ainda estão em operação.
Construída em 1972, a Barragem Pontal é a mais antiga da cidade de Itabira. Utilizada para depositar rejeitos e recircular água para a Usina Cauê, atualmente, armazena 220 milhões de m³ de material. Utilizada para acumulação e fornecimento de água nova para Usina Cauê, a Barragem Santana foi implantada em 1978 e atualmente conta com 15,7 milhões de m³, essa está localizada entre as cidades de Itabira e Santa Maria de Itabira.Barragem Itabiruçu é outra grande estrutura do município. Construída no início dos anos 80, ela atualmente armazena 222,8 milhões de m³ de rejeitos provenientes da Mina Conceição. Barragem do Rio de Peixe começou a ser operada em 1977. O reservatório tem capacidade para 12,2 milhões de m³ e é utilizado para a captação de água para ser reutilizada nas usinas da Mina Conceição. Barragem de Conceição começou a ser operada em 1977 e fica dentro da Mina Conceição, próxima a Usina Conceição II, com um volume projetado de quase 36 milhões de m³.