Estados alertam sobre golpe do IPVA. Saiba como não ser vítima - Itabira Online
sábado, maio 18

Estados alertam sobre golpe do IPVA. Saiba como não ser vítima

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Uma onda de boatos sobre possíveis fraudes no IPVA tomou conta das redes sociais nos últimos dias. Alguns golpes realmente se confirmaram. Diante disso, diversas secretarias estaduais da Fazenda emitiram comunicados aos contribuintes, alertando sobre golpes do boleto falso ou vírus de computador que simulam páginas da internet de órgãos públicos.

O problema de pagar diretamente o título que se recebe em casa, sem checar, é que golpistas podem ter alterado o código de barras. Com isso, o dinheiro que iria para as contas do governo vai parar na conta de algum estelionatário. Além disso, a pessoa continua em dívida com o Estado.

Em se tratando de e-mails recebidos com links para a emissão das guias, a regra é apagar a mensagem sem clicar em nada. Em seguida, acesse a página da Secretaria da Fazenda do seu Estado e siga as orientações descritas lá. Os Detrans e órgãos públicos não enviam e-mails sobre IPVA.

Quem precisar da guia deverá imprimi-la pelo site da secretaria:

http://ipva1.fazenda.mg.gov.br/ipvaonline/inputEmissaoGuiaArrecadacaoIpvaPorRenavam.action

Em Minas Gerais, a Sifaz (Secretaria de Estado de Fazenda) afirma que já tomou conhecimento de boletos falsos em Belo Horizonte e em Uberlândia, mas não informa o número de casos. No Estado, a orientação é para que seja descartado qualquer boleto de IPVA, já que esse tipo de documento não é enviado pelos Correios.

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio